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Abandono de carrinho no e-commerce: Como otimizar essa Métrica?

O abandono do carrinho é o pior pesadelo de quem possui uma loja virtual. De acordo com uma pesquisa feita pelo E-Commerce Radar, no ano de 2018, cerca de 82% dos carrinhos gerados nas lojas virtuais brasileiras são abandonados pelos consumidores online. 

Diversos pontos devem motivar o consumidor a abandonar o carrinho, por fatores que devem atrapalhar a compra e influenciar os usuários a adiar a compra ou ainda desistir de comprar. Seja por esquecimento, imprevistos com as contas pessoais, entre outros fatores. 

Os motivos podem estar relacionados ao seu site, seus produtos ou serviços, entre outros, por isso esteja atento a estes pontos. Neste conteúdo vamos te mostrar como otimizar as métricas de vendas em seu e-commerce em relação ao abandono de carrinho. 

Aproveite a leitura! 

Tenha um site rápido e intuitivo

De acordo com as estatísticas, o abandono de carrinho em lojas virtuais não é apenas o que acontece na finalização da compra. A experie completa ao usar o site impacta grandemente o cliente, em sua decisão de compra ou não dos produtos de seu site. 

Para o consumidor é extremamente frustrante entrar em um site onde ele não encontra os itens que deseja comprar de forma simples e rápida. Na maioria dos consumidores não vai perder tempo em descobrir informações básicas sobre os produtos. 

Caso o site não funcione corretamente, de forma intuitiva, eles simplesmente abandonam o site e vão em busca de outro que atenda às suas necessidades. 

Outro ponto importante na experiência do usuário é o tempo de carregamento que afeta diretamente as compras feitas em dispositivos móveis. Ou as páginas de checkout que demoram para carregar, praticamente pedem aos usuários impacientes que procurem por outros sites, onde poderão encontrar páginas de finalização da compra que sejam rápidas e eficientes. 

Facilite a navegação entre o carrinho e a loja

Os consumidores dificilmente decidem sobre os produtos que vão adquirir no site, localizam o produto, selecionam com facilidade e rapidez, finalizam as compras em uma experiência simples. 

Da mesma forma que em uma loja física, realizar as compras online pode ser um processo indireto de forma ineficiente e dificilmente linear. 

Por isso, quanto mais fácil for para o cliente navegar nas páginas de compra, a probabilidade de ele insistir e realizar a compra até o passo final é bem maior. 

Oferte e promova o suporte aos clientes

Certifique-se de dar aos consumidores o maior número de oportunidades de entrar em contato com sua loja durante todo o processo de compra, mas principalmente durante a finalização, caso ele venha a ter alguma dúvida. Assim, poderá realizar suas perguntas e solucionar qualquer eventual problema e ainda sim, completar a compra.

Disponibilize diversos canais de comunicação, em vários formatos, como por exemplo: redes sociais, telefone, e-mail, WhatsApp, e ainda chat online. Deixe que o próprio consumidor escolha a melhor forma para ele entrar em contato. 

Caso ele não se sinta seguro, com certeza, não vai finalizar a compra e ainda abandonar o carrinho. 

 Seja claro quanto os custos, especialmente o frete

É fundamental que você seja claro desde o início da compra de ser cliente, mas não esqueça de deixar muito claro quanto aos custos do frete

Da mesma maneira, não espere chegar ao checkout para informar ao cliente que o produto não está disponível em seu estoque, ou ainda enviar um email pedindo desculpas pela indisponibilidade do produto procurado por ele. 

Mostre claramente a disponibilidade dos produtos, e avise caso esteja sem estoque para o produto desejado. 

Você pode adquirir uma boa prática que é avisá-lo quando o produto estiver novamente em seu estoque. 

Permita a compra sem cadastro

Exigir que o consumidor crie uma conta em seu site antes da compra é completamente desnecessário, sendo que pode causar o abandono de carrinho. Isso acontece porque muitos clientes estão prontos para realizar a compra mas não gostariam de realizar a contar em sua loja virtual. 

Solicitar de forma obrigatória informações do usuário e uma senha para concluir uma compra, acaba adicionando mais uma etapa no processo de compra, retardando a finalização de compra. 

Ofereça várias opções de pagamento

Deixe que os clientes escolham a forma de pagamento que mais se adequar a necessidade dele. 

Dê diversas opções como por exemplo: 

  • Cartões de crédito de variadas bandeiras
  • PIX
  • Débito
  • Boleto
  • Métodos de pagamento alternativos, como o PayPal.

Use o remarketing para segmentar os abandonadores

O remarketing é essencial para quem tem um site no setor varejista de comércio eletrônico, podendo levar em conta de que muito mais do que qualquer outro tipo de negócio ou anunciante online. 

Esta técnica, nada mais é do que o investimento em anúncios para que o usuário não se esqueça de que ele não finalizou a compra. 

Por isso, nesses anúncios, é importante lembrar de investir em fotos dos produtos que o usuário chegou a colocar no carrinho mas não comprou. 

Mesmo com as dicas que já colocamos neste conteúdo, o remarketing ajuda a você ganhar de volta os potenciais clientes que você poderia perder definitivamente ao longo do carrinho. 

Agora que você já conhece algumas dicas de como diminuir as chances de abandono do carrinho em seu e-commerce, é hora de colocar em prática. 

Ainda, não se esqueça de que com este conteúdo rico de informações relevantes a respeito do abandono de carrinho, você encontra muito mais em nosso blog, como por exemplo:  como criar um e-commerce do zero. 

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