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Como fazer a gestão de um e-commerce?

Os negócios de comércio eletrônico variam desde a configuração de uma pessoa até organizações com presença global. Em todos os casos, o sucesso está diretamente ligado à gestão de e-commerce.

Um ponto positivo é que vender online nunca foi tão fácil. Custos mais baixos, combinados com ferramentas mais acessíveis, reduziram significativamente a barreira de entrada.

Mas com tanta concorrência no espaço de comércio eletrônico, pode ser difícil para você estabelecer seu terreno. Nesse sentido, a gestão de e-commerce pode ser o melhor caminho para se diferenciar no mercado.

Abaixo, separamos algumas dicas de como fazer a gestão de um e-commerce. Confira!

Evite desordem

Sites de e-commerce com designs simples têm taxas de conversão mais altas. Dê uma olhada na sua página inicial agora. Qual é a primeira coisa que um visitante vê?

Deve haver um ponto de foco claro. Os olhos do visitante devem ser direcionados diretamente para um botão de CTA ou produtos que você vende. Mas muita confusão torna difícil identificar seu CTA.

Em geral, o consumidor não deve levar mais de três segundos para localizar o que  deseja em seu site. Por isso, torne isso o mais fácil possível para eles. Não distraia as pessoas com a desordem. É opressor e confuso.

Simplifique seus menus

Os menus são uma ótima maneira de se manter organizado e agrupar o que você está vendendo. Mas, como acabamos de mencionar, você não pode complicar as coisas.

Muitas categorias de menu confundiram o consumidor, impedindo-o de encontrar o que procura. Seu menu não deve ser muito específico. Em vez disso, use termos gerais para categorizar seus produtos.

Por exemplo, digamos que sua marca de comércio eletrônico venda roupas com itens como:

  • Camisetas
  • Camisas de manga comprida
  • Suéteres
  • Tops
  • Coletes

Em vez de ter cinco opções de menu diferentes para cada uma dessas opções, você pode agrupá-los em uma categoria: “Camisetas”.

Adicione uma barra de pesquisa

Vamos continuar falando sobre simplicidade. Agora que você removeu algumas bagunças e simplificou as opções do menu, ainda precisará fazer alterações adicionais. Como os visitantes terão menos seleções de menu, eles verão mais produtos ao clicarem em cada categoria.

Eu sei que alguns de vocês podem não ter uma tonelada de produtos à venda, mas outros sites de e-commerce podem ter centenas ou potencialmente milhares de opções para escolher.

Forçar os usuários a percorrer essas opções aleatoriamente não aumentarão as vendas e as conversões. É por isso que implementar uma barra de pesquisa é a melhor solução. Isso ajuda os clientes a restringir as opções com base em parâmetros.

Se você usar essa estratégia, certifique-se de que todos os seus produtos estejam claramente identificados com os rótulos apropriados. Em seguida, os resultados da pesquisa serão exibidos com precisão para a consulta de cada comprador.

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Elimine etapas em seu processo de checkout

Depois que um visitante do site decide comprar algo, ele deve achar mais fácil concluir a compra. É seu trabalho fazer isso.

Cada etapa adicional no processo de checkout aumentará as chances de eles abandonarem a transação. Na verdade, 28% dos consumidores  disseram que abandonaram um carrinho de compras durante o pagamento porque o processo era muito longo e complicado.

A chave aqui é obter apenas informações essenciais do comprador. Não há razão para perguntar o nome de solteira da mãe, o primeiro show a que assistiram ou seu local de férias favorito.

Obtenha suas informações de faturamento e endereço de entrega. Isso é tudo que você precisa para processar uma transação.

Priorize SEO

Nem todo mundo que deseja o que você está vendendo navegará direto para seu site. verdade, pesquisas mostram que 46% dos consumidores iniciam o processo de compra por meio de um mecanismo de busca, como o Google.

Se o seu site de comércio eletrônico não for um dos melhores resultados, eles comprarão de um de seus concorrentes. É por isso que é tão importante que você concentre seus esforços na otimização de mecanismos de pesquisa.

Faça tudo ao seu alcance para chegar ao topo da classificação do Google com base em pesquisas relacionadas ao que quer que sua marca esteja vendendo.

Aceite o máximo de opções de pagamento possíveis

Você não pode presumir que todo mundo tem um Visa ou MasterCard. Mesmo que o façam, isso não significa que seja sua opção de pagamento preferida. Um desses cartões pode estar no limite ou eles podem ter melhores benefícios em outro cartão.

Mesmo que outras empresas de cartão de crédito cobrem taxas de transação comerciais mais altas, você ainda precisará aceitar outros cartões. Seu e-commerce site de comércio eletrônico também precisa aceitar opções de pagamento alternativas, como PayPal ou boleto.

Ofereça frete grátis

É simples: não cobre o frete de seus clientes. Isso ocorre porque os custos inesperados  são o principal motivo para o abandono do carrinho de compras.

Eles veem um preço listado em uma página do seu site, mas na finalização da compra, eles veem cobranças adicionais. Claro, eles podem esperar pagar impostos, mas o frete também?

Esses custos adicionais estão afastando as pessoas. Aumente os preços de seus produtos para cobrir quaisquer custos de envio incorridos por você, em vez de cobrar pelo envio separadamente.

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Dê atenção à gestão do e-commerce

Com as dicas acima você terá uma melhor gestão do e-commerce e terá mais clientes chegando. Mais que isso, terá mais consumidores satisfeitos chegando e concluído o checkout.

Mas como toda empresa, dê atenção também à área financeira e tributária. A contabilidade é outro aspecto que não deve ser negligenciado por quem deseja fazer uma boa gestão de e-commerce.

A boa notícia é que você pode contar com um  parceiro que é especialista em contabilidade para e-commerce: a Grantime. Aqui contamos com a inovação da contabilidade digital, aliada a profissionais altamente qualificados para atender todas as suas demandas.

Esperamos que tenha gostado do artigo sobre gestão de e-commerce e, caso precise também de uma contabilidade especialista na área, conte com a Grantime. É só entrar em contato!

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