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Como fazer um plano de comunicação empresarial?

O plano de comunicação empresarial é uma estratégia utilizada para garantir que as ações de comunicação da empresa sejam claras e efetivas.

Apenas para se ter uma noção, segundo uma pesquisa divulgada pelo Project Management Institute, para cada 1 bilhão de dólares aplicados em um projeto, 56% (ou 135 milhões) ficam em risco por causa de uma comunicação ineficiente.

Por isso, é tão importante ter um plano de comunicação para direcionar as estratégias da empresa no caminho certo, melhorando os negócios e atingindo clientes e demais stakeholders de forma mais rápida e eficaz.

Quer saber como elaborar um plano de comunicação empresarial? Então acompanhe o passo a passo a seguir!

Por que fazer um plano de comunicação empresarial?

Empresas que contam com um bom plano de comunicação possuem um instrumento estratégico em mãos e conseguem ter uma visão mais clara sobre o negócio, seus objetivos e os públicos que quer impactar.

Porque comunicação não é um aspecto secundário, como muitos empresários pensam. 

É, antes, uma estratégia facilitadora que ajuda a:

  • economizar recursos
  • criar autoridade no mercado
  • melhorar a relação com o público-alvo
  • aumentar a competitividade

Quando um negócio não reflete sobre como é sua comunicação, ele tende a ter maiores dificuldades no direcionamento de suas ações.

Então, se você não tem seu plano de comunicação empresarial, aconselhamos elaborar um hoje mesmo. No próximo tópico, vamos ensinar um passo a passo de como fazer isso!

Como fazer um plano de comunicação empresarial? 

Um plano de comunicação deve levar em conta aspectos como a condição atual do negócio, o público-alvo e os objetivos que precisam ser alcançados.

Confira a seguir um passo a passo e faça o seu!

1- Estabeleça os propósitos do plano

O primeiro passo para montar um plano de comunicação empresarial é definir as metas. 

Pense quais são os objetivos e os resultados que precisam ser conquistados em curto, médio e longo prazo.

Você pode utilizar algumas ferramentas de planejamento estratégico como a análise SWOT. Essa matriz ajuda a detectar quais são as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças da empresa.

Todas as ações do plano devem estar alinhadas ao diagnóstico de mercado e à linha de estratégia do negócio para que as metas são alcançadas. Daí a importância de também estar em sintonia com a missão, a visão e os valores.

2- Faça uma análise detalhada do mercado

Quando o plano de comunicação é eficiente, ele considera os valores do negócio, as ações já colocadas em prática, o público-alvo e as metas. 

Mas não deve ficar restrito a isso: é fundamental estar por dentro do que a concorrência está fazendo para não ficar para trás no seu segmento.

Então avalie as estratégias e ações dos concorrentes que têm sido bem sucedidas, além dos tipos de conteúdo que atingem o público com maior facilidade.

Utilize essa avaliação para compreender como a concorrência se comporta e o que sua empresa pode fazer para se diferenciar no mercado.

3- Planeje as ações de forma estratégica

O terceiro passo é planejar quais ações você irá tomar para atrair mais clientes para a marca. 

Pense nos propósitos que você anotou lá no início do plano: se a meta é fidelizar consumidores, você deve apontar ações para isso agora.

Para isso, faça um planejamento estratégico de ação que envolva a definição dos recursos, os responsáveis por colocar as ações em prática e os meios utilizados para obter sucesso em cada uma delas.

Além disso, é necessário entender os desafios que a empresa deve encarar, os objetivos da comunicação e as hipóteses de caminhos pelos quais se pode seguir. 

Responda a perguntas como:

  • Quais os canais de comunicação serão utilizados?
  • Quais estratégias de marketing/marketing digital a empresa vai usar?
  • Quais ferramentas/métricas serão usadas para mensurar e medir o desempenho das ações?
  • Qual será o orçamento para cada ação?
  • Qual é o seu prazo de execução de cada uma delas?

A dica é ser claro e objetivo ao desenvolver essa etapa.

4- Defina mensagens e conteúdos

Após planejar as ações, defina o conteúdo que a empresa irá divulgar para atingir o público.

Aqui você deve entender:

  • como as pessoas enxergam o seu negócio? 
  • de que forma a marca pode afetar o emocional dos consumidores?
  • como a mensagem da empresa deve refletir a identidade de marca?

Analise que tipo de conteúdo gera maior engajamento por parte do público. Com esse dado, defina que informações devem ficar claras para o cliente ou potencial cliente.

No caso da inauguração de uma nova franquia, por exemplo, é preciso incentivar os clientes a aparecer e saber da existência dela.

Escolha uma linguagem que esteja de acordo com seu público e esteja atento nas variações que ela deve ter, dependendo do canal de comunicação ou da persona.

5- Mapeie os meios de comunicação

Nessa etapa, é preciso definir quais os meios de comunicação serão utilizados para atingir seu público. A escolha dependerá de onde está seu público-alvo.

Mas para além dos meios de comunicação tradicionais como a televisão, rádio e jornais, as redes sociais podem ser uma ótima opção pelo nível de adesão e interatividade.

O primeiro passo, aqui, deve ser descobrir quem é o público que a campanha deseja alcançar. Reflita quem são as pessoas que consomem seu produto ou serviço e aspectos como:

  • faixa etária
  • gênero
  • renda
  • classe social
  • estilo de vida
  • pensamentos

Entender de forma mais profunda quem é seu público irá determinar se a sua estratégia de comunicação terá sucesso ou não. Procure fazer pesquisas e estabelecer quais meios e abordagens vão ser usados para atingir público x ou público y.

6- Construa um cronograma de aplicação

Um plano de comunicação empresarial deve contar com um cronograma com prazos determinados para aplicar as ações e estratégias. 

Por isso, ao estabelecer as ações, é importante definir etapas, prazos de entrega e a duração das campanhas. Isso ajudará a avaliar cada passo e fazer mudanças, quando necessário.

Esse cronograma precisa estabelecer quais ações vão ser aplicadas, quando isso ocorrerá e qual o foco e objetivo de cada ação. Além disso, também é essencial saber qual mensagem a ação quer passar.

7- Determine indicadores de desempenho

Por fim, cabe ao responsável pelo plano definir indicadores de desempenho para analisar a eficácia do plano de ação.

Essa avaliação será decisiva para entender se as ações do plano estão performando bem e no tempo esperado. Mas não é só aplicar e analisar só no final do prazo, ok? É essencial estar sempre monitorando os resultados para saber quando corrigir estratégias.

Prefira definir indicadores comuns de performance, como índice de erros e retrabalhos, satisfação do consumidor, engajamento nas redes, etc. Uma definição clara torna mais fácil entender o que está dando certo e o que está dando errado e pode ser revisto.

O plano de comunicação empresarial não é garantia de sucesso, mas com certeza te ajuda a chegar lá com mais clareza do seu público e do seu negócio. 

E aí, gostou do conteúdo? Então confira este artigo Como aumentar os lucros da empresa, economizando?

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