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Como separar os gastos pessoais dos gastos da empresa?

Ter sempre sua organização financeira em dia pode parecer uma tarefa um tanto complicada, não é mesmo? Sabemos que conciliar os gastos pessoais com os gastos da empresa é algo que acaba acontecendo e pode levar a muitos prejuízos, até mesmo, o fechamento do seu negócio.

É possível ter uma organização financeira controlada com atitudes e ações corretas. Separando os gastos pessoais com o da sua empresa você terá mais clareza em qual é o real lucro e, quais são os resultados de suas aplicações. Dessa maneira, será mais fácil fazer se planejar para estratégias futuras.

Para entender melhor como separar esses gastos e ter uma organização financeira de qualidade, vamos te dar algumas dicas, confira no conteúdo com a gente!

Realize uma análise do seu negócio

Antes de qualquer coisa, o primeiro passo para poder ter uma organização financeira é saber qual é o faturamento mensal da sua empresa e qual é o valor que você tem com gastos mensais. 

Para poder organizar isso de maneira mais fácil, você pode criar planilhas e tabelas, uma para cada situação, a pessoal e a profissional. Isso irá garantir maior controle com os gastos e saber o que você pode ou não desembolsar.

Definir a saída exata do dinheiro

Entenda que seu lucro pessoal não pode ser confundido com o lucro da sua empresa, e para que isso não aconteça, existem muitas maneiras, como por exemplo investir em capital de giro.

Outro fator importante é ajustar seu salário de acordo com a realidade financeira da sua empresa. Não pode ser um valor maior que possa comprometer as obrigações do seu negócio. 

Crie contas separadas da sua empresa e pessoal

Mesmo que você consiga conciliar suas contas pessoais com as profissionais, é importante ter contas bancárias distintas para poder conseguir administrar melhor o financeiro de ambas.

Criando essas contas separadas será mais fácil controlar o lançamento nos extratos finais dos pagamentos recebidos e também dos gastos efetuados.

Um grande problema que muitos empresários cometem, é utilizar do dinheiro guardado ou até mesmo do cartão da empresa para pagar gastos pessoais.

É a primeira atitude errada que é realizada por muitos empresários. Ou até mesmo os gastos da empresa com o seu dinheiro pessoal. Com isso, ficará difícil ter um faturamento lucrativo e saudável.

Alguns dos motivos de ter contas bancárias distintas são:

  • Agilidade e simplicidade ao identificar os lançamentos;
  • Evita que seus gastos pessoais se confundam com os profissionais na hora de verificar os extratos;
  • Diminui o risco do pagamento da sua conta empresarial atrasar;
  • Evita também que o empreendedor utilize o limite reservado da empresa para pagar despesas pessoais;
  • Auxilia sua comprovação de faturamento para a Receita Federal.

Por isso, abra contas bancárias separadas e tenha tudo no seu devido lugar. 

Separe e organize suas despesas pessoais

O empreendedor tem responsabilidades tanto com suas contas pessoais como também do seu negócio. Um exemplo claro das despesas pessoais é o aluguel, contas fixas, despesas da escola dos filhos e entre outros. 

Se você ter uma organização financeira boa desde o começo da abertura da empresa, será mais fácil ter tudo em dia e aumentar o faturamento da empresa.

Tenha sempre reservas mensais

Nos dias de hoje, a instabilidade de várias empresas com a questão financeira não dá para marcar bobeira, é importante ter uma reserva extra, ter os pés no chão caso surgir algum imprevisto, não é mesmo? Você não irá querer ficar no vermelho e tirar dinheiro da sua empresa para pagar suas coisas pessoais.

E é aí o ponto que queremos chegar com este conteúdo, a organização financeira é muito importante para evitar esse tipo de problema. 

Essa reserva mensal é fundamental para garantir a sobrevivência do seu negócio, e evitar eventualidades e incidentes.  

Tenha ajuda de empresas especializadas

Muitas empresas cometem o erro de não contratarem empresas especializadas para cuidar de suas finanças,e isso pode gerar muitos problemas.

É muito importante contratar uma contabilidade para cuidar de todas as questões tributárias de sua empresa, dessa forma, será mais fácil de ter tudo em ordem e lidar com imprevistos.

Se não realizar o pagamento de alguns impostos isso pode gerar muitos prejuízos, até mesmo levar ao fechamento do seu negócio.

Por isso, poder contar com a ajuda de uma boa contabilidade pode ser o melhor caminho para uma boa organização financeira.

Para ficar por dentro de mais dicas como essas, acompanhe nosso blog!

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