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Os desafios da comunicação e da gestão de pessoas

A comunicação no verdadeiro sentido da palavra é a tábua de salvação de toda empresa. E nesse sentido, saber o que é a gestão estratégica de pessoas contribui decisivamente para uma boa comunicação interna.

Indivíduos independentemente de sua designação e nível na hierarquia precisam se comunicar uns com os outros para a realização do trabalho dentro do prazo estipulado e também para melhores relacionamentos no local de trabalho. 

Afinal de contas, metade dos problemas desaparecem quando discutidos. E é realmente essencial que as pessoas apresentem suas ideias e estratégias para que qualquer negócio tenha seu resultado positivo.

No artigo a seguir, falamos quais os desafios da comunicação e apresentamos o que é a gestão estratégica de pessoas. Vamos à leitura?!

O papel da comunicação estratégica

A comunicação gerencial desempenha um papel fundamental no compartilhamento do conhecimento dentro de qualquer empresa. Os gestores devem se comunicar com seus subordinados para compartilhar tudo o que sabem. 

Uma ideia única não serve para nada, se não for compartilhada. Nesse sentido, os líderes precisam de um meio que os ajude a interagir com os membros imediatos da equipe e vice-versa. Aí vem o papel da comunicação gerencial eficaz. 

Os gestores precisam se comunicar com os membros da equipe para que tenham clareza sobre o que se espera deles. A comunicação gerencial ajuda a extrair o melhor dos membros da equipe. Além disso, os funcionários precisam ser informados sobre suas principais áreas de responsabilidade.

Ganhos para a empresa

A comunicação dentro da empresa desempenha um papel importante na conclusão de tarefas muito antes dos prazos. Os funcionários devem trabalhar juntos em equipes para concluir as tarefas em um ritmo muito mais rápido. 

É realmente fundamental discutir ideias, avaliar prós e contras de estratégias para chegar a algo que beneficie não só os funcionários, mas a organização como um todo. E nesse sentido, é papel dos gestores, antes de implementar qualquer nova política, sentar-se com os membros da equipe e receber suas sugestões também. Afinal de contas, você nunca sabe quando alguém tem uma ideia brilhante?

Além disso, a comunicação eficaz leva à transparência entre os membros da equipe. Os funcionários que não se comunicam geralmente são propensos ao estresse e à ansiedade. A comunicação ainda permite aos gestores delegar funções e responsabilidades a seus subordinados de acordo com seus interesses e também permite que os funcionários perguntem o que não entenderam. 

É importante lembrar ainda que a comunicação gerencial também contribui muito para motivar os funcionários. Um senso de lealdade para com o trabalho e a organização se desenvolve se os gerentes se comunicam com os membros da equipe regularmente.

Lembre-se de que os problemas se não atendidos nos estágios iniciais levam a situações críticas mais tarde. Os funcionários devem ter liberdade para discutir suas queixas com os líderes de equipe. A comunicação ajuda a resolver as diferenças entre os funcionários de forma saudável e positiva.

A comunicação gerencial também desempenha um papel importante durante a crise e soluções críticas. Os gerentes devem estar em contato constante com seus funcionários para que apresentem o melhor nível possível. E por fim, uma boa comunicação, em palavras mais simples, dá uma sensação de segurança aos funcionários.

Como melhorar a gestão estratégica de pessoas?

Os seres humanos não são máquinas que podem trabalhar exageradamente. Precisamos de pessoas com quem possamos discutir muitas coisas além da rotina de trabalho. Se você não se comunicar, você nunca saberia o que está acontecendo ao seu redor. 

Um indivíduo que trabalha isolado frequentemente trata seu trabalho como um fardo. A comunicação mantém o indivíduo informado sobre os últimos desenvolvimentos no local de trabalho. E por isso, a comunicação gerencial também desempenha um papel importante no gerenciamento do estresse.

E entre as formas de melhorar a gestão das pessoas, você pode tentar:

1 – Dê mais autonomia

Dê aos funcionários algum grau de autonomia. Se você controlar cada detalhe do que seus funcionários fazem e como o fazem, eles podem ficar entediados ou sentir-se desvalorizados. Permita que os funcionários tomem algumas decisões sobre seu trabalho. Quando os funcionários assumem a responsabilidade por seus empregos, eles podem sentir um sentimento de orgulho que se traduz em melhor desempenho.

2 – Diga o que quer

Comunique as expectativas com clareza. Os funcionários não podem cumprir as metas se não as compreenderem. Explique o que você deseja que eles realizem e quando espera ver os resultados. Se você definir alguns prazos provisórios, garantirá que o projeto permaneça no caminho certo e seja capaz de resolver quaisquer problemas quando eles ainda forem menores.

3 – Mostre seu estilo de gestão

Ajuste seu estilo de gestão para se adequar ao funcionário. Seu líder de vendas confiante e expansivo pode ser motivado a atingir as metas de vendas com apenas um pouco de incentivo de sua parte, enquanto seu novo coordenador de marketing pode precisar de mais suporte e reuniões cara a cara frequentes.

4 – Pergunte

Pergunte aos funcionários como eles preferem ser gerenciados. Fazer essa pergunta a eles, além de quais tipos de práticas de gestão os incomodam, pode ajudá-los a desenvolver formas eficazes de motivar, treinar e remunerar os funcionários.

5 – Permita o feedback

Forneça feedback imediato, seja bom ou ruim. Os funcionários não gostam de ser surpreendidos por uma ladainha de reclamações na hora da revisão. Se um funcionário cometer um erro ou não atender às expectativas, diga o que ele precisa fazer para melhorar seu desempenho quando o problema ocorrer. Um simples “obrigado” quando um funcionário atende ou supera suas expectativas é tão importante quanto o feedback corretivo.

Aplique na sua empresa

Como você pode acompanhar ao longo do artigo, a comunicação e a gestão de pessoas estão intimamente ligados em negócios que prosperam. Por isso, nenhuma das duas áreas deve ser negligenciada.

Sabemos que os desafios da comunicação gerencial e da gestão de pessoas é uma preocupação constante em qualquer negócio. Mas com as dicas que apresentamos acima, tudo tende a ficar mais fácil.

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